A Agência Nacional de Segurança de Medicamentos (ANSM) francesa anunciou que a partir de 2025 vão estar autorizados tratamentos à base de cannabis medicinal no combate da dor de doenças graves. Esta notícia foi dada no seguimento de uma experiência levada a cabo durante 3 anos, em 275 unidades de saúde por todo o pais que administrou fármacos à base de cannabis a 3.035 pacientes.
Foi criado um comité de cientistas interdisciplinares composto maioritariamente por profissionais de saúde e pacientes encarregados de monitorar o ensaio sobre a cannabis medicinal presidido por Authier.
Segundo Nicolas Authier, médico especializado em farmacologia, dependência e dor as avaliações mostram que, entre 30% e 40% dos sintomas como a dor, espasmo, qualidade de vida ou crises epiléticas melhoraram significativamente.
A maioria dos pacientes recebeu medicamentos à base de cannabis em forma de óleo, que é o tratamento que tem efeitos mais duradouro.
Face aos resultados obtidos na experiência, segundo a autoridade de saúde está previsto na lei de financiamento da Segurança Social de 2024, a legalização do uso de cannabis para fins terapêuticos até 1 de janeiro de 2025.
Em suma, perante prescrição médica, até 31 de dezembro de 2024, os medicamentos deverão ser administrados pelos pacientes por um período de 5 anos adiantou a ANSM.